A relação entre a Teologia Moral e as ciências afins
A Teologia Moral é a verdadeira e própria ciência teórico-prática, pois, tomando os seus princípios da Revelação, dela tira conclusões aptas para dirigir o homem ao seu fim sobrenatural.
Difere, por isso:
a) da Ética, a qual considera o homem em um plano puramente natural, e, partindo de pressupostos e de princípios de ordem puramente racional, tende a dirigi-lo à perfeição e ao fim natural.
b) Da Teologia Dogmática, a qual, juntamente com a Moral, poderia constituir uma única ciência teológica, porque ambas partem de verdades de ordem sobrenatural. Mas enquanto a Dogmática trata de verdades de ordem sobrenatural em sentido especulativo, a Moral diz Respeito às verdades de ordem prática e formativa. A primeira expõe e desenvolve verdades e fatos sobrenaturais concernentes à doutrina da salvação eterna que são patrimônio da fé. A segunda se traduz em um complexo de normas que regulam a atividade humana.
c) Da Teologia Ascética, porque esta não se interessa tanto pelo bem comum moral, quanto pelos meios e leis que regulam o progresso da vida espiritual, baseando-se em princípios tirados da Teologia Moral e Dogmática.
d) Do Direito Canônico, o qual coordena toda a atividade humana, não do ponto de vista das obrigações que empenham diretamente a consciência para Deus, mas com o fim de regular, atendendo à sua natureza social, as relações entre os fiéis e a Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário